Google+
Teatro Gil Santana

DRTS – 3750 ( ator, diretor e figurinista)                            DRTS – 0177 ( Iluminador, cenógrafo, operador de luz e diretor de produção)

Gil Santana é ator, diretor, produtor, dramaturgo, professor e cenarista; Fez curso de Habilitação básica em artes, no colégio Severino Vieira, foi monitor de teatro pela Secretaria de Educação e Cultura da Bahia, no projeto Escola Comunidade, dando aulas na Escola Princesa Isabel (Cidade nova), Solange Horteleio (Maçaranduba), Escola Parque (IAPI) dando aulas para crianças de todas as faixas etárias. Foi professor de teatro durante cinco anos na escola Perpetuo Socorro ( galés), trabalhou como recreador e professor de teatro na Creche Casa Escola Raízes (pituaçu), deu oficinas de teatro na Escola Mater Magister (Itapoan), no Clube Bahiano de Tênis (graça), Teatro Gamboa, Teatro da ladeira (Nazaré), Escola Contemporânea de Balé (vitória), na Oficina de Arte e educação, a onde trabalhou com criança especiais e deficientes físicos e dá aulas de teatro para alunos e professores no Centro educacional Vitória Régia, no Integral Kids e no Teatro Gil Santana (Rio Vermelho).

Fez cursos de teatro profissionalizantes com profissionais gabaritados do cenário nacional como Bia Lessa, Rubens Corrêa, Cacá Carvalho, Antunes Filho,Eduardo Cabus, Paulo dourado, Paulo cunha, e se profissionalizou na área de teatro desde 1976 .

Há muitos anos atua dentro da área artística onde formou o Grupo PEGA PEGA onde já montou várias peças, infantis e adultas, inclusive viajando para outras capitais e interiores. Montou o Teatro da LADEIRA E O TEATRO Gil Santana onde montou os espetáculos : A misteriosa carta da galinha Cocoroca Cocó, O pequeno Príncipe, O cavalinho que só canta na chuva, Pluft, o fantasminha, O peixinho xexéu, Como surgiu a noite, A sereia do rio e atualmente está em cartaz com os contos de fadas .

Fez também espetáculos adultos : Vestido de Noiva, Ultimo tango, Viajante das almas, Flácidos, frágeis e loucos, álbum de família e outros. Atuando nos palcos há uns 20 anos, já tendo viajado por quase todo Brasil, exibindo espetáculos consagrados pelo público, tanto o adulto, quanto o infantil (segue em anexo lista de alguns dos mais importantes).

A sua antiga sede, o Teatro da Ladeira em Nazaré, foi palco de espetáculos de grande sucesso em Salvador e lugar que guarda a história da maioria de seus trabalhos. Com sua nova sede, agora no Teatro GIL SANTANA, Rio Vermelho, vem desenvolvendo modernas e arrojadas técnicas de trabalho, buscando sempre estabelecer um processo de maior interação e sincronismo com o público, a clientela e a sociedade em geral. Isto, é lógico, sem deixar de lado o que sempre foi a sua marca registrada : o profissionalismo, a versatilidade, o dinamismo e a grande capacidade criativa.

O Teatro com o nome do mesmo oferece ao seu publico , um vastíssimo repertório de espetáculos, já montados, que engloba peças para grandes e pequenos eventos; peças para escolas, shoppings, hotéis, centros de convenções, empresas, praças públicas etc, com temas para todas as datas festivas e históricas; animações de festas; oficinas de arte (pintura, teatro, música); recreações e direção de musicais. Oferece ainda as crianças uma releitura bem humorada e dinâmica dos contos de fadas. E foi pensando assim que ele formou um repertorio com as maiores e melhores historias dos contos de fadas de todo o mundo.

PRINCIPAIS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

> Para o Público Adulto:

  • Hollywood, Império dos Deuses
  • Morte e Vida Severina
  • Comunhão de Bens
  • Vestido de Noiva
  • Viajantes das Almas
  • Palco Vida e Paixão
  • Último Tango
  • Álbum de Família

entre outros;

> Para o Público infantil:

Chapeuzinho Vermelho
Alice no País das Maravilhas
O gato de Botas
Peter Pan
Os Três Porquinhos
Branca de Neve e os Sete anões
O Cavalinho que só Canta na Chuva
O Peixinho Xexéu e a Gatinha Fifi
O Coelhinho que queria ser pretinho
O Coelho Maluquinho
A Misteriosa Carta da Galinha Cocoroca Cocó
Cachinhos Dourados

[...] entre outros.

Obs: Todas as peças adaptadas e dirigidas pelo autor e diretor Gil Santana, algumas das quais, de sua própria autoria.

> Na área social:

Dia Mundial sem Fumo – enfocando os males causados pelo fumo (Secretaria de Saúde da Bahia)

As Aventuras e Desventuras dos Assistentes Sociais – abordando a importância do assistente social e sua difícil batalha (CRES – Conselho Regional de Serviço Social);

A IMPRUDÊNCIA DE UM ATO (Prenvenção de Acidentes em Hospitais) – enfocando os perigos dos acidentes em hospitais e os devidos cuidados (CIPAT – Hospital Aliança);

Projeto Doutores de Fantasias – Trabalho de palhaços e clowns nos hospitais com o apoio da TV ARATU e SBT

Apresentação Teatral gratuita- em vários hospitais da cidade, principalmente no Martagão Gesteira, para crianças com câncer.

Oficina Teatral com montagem de espetáculo Manicômio Judiciário – Pluft, o Fantasminha
Penitenciária Feminina – Cata’Elis Vento.

> Na área Comercial

Direção musical e artística de desenho animado para Telebahia – Campanha vinculada em Tv”s, escolas e entidades de comunicação, sobre o cuidado que se deve ter com os aparelhos telefônicos, bem como sua importância para a comunidade.

Comercial para Ãdi Calçados – Veiculação televisada

O Mundo Encantado do Circo – Programação para semana da criança realizada na área verde do Bahia Hoton Palace.

[...] Além de inúmeros outros realizados em escolas, shoppings, hotéis, praças públicas,etc.

O TEATRO

Atualmente o teatro tem dedicado especial atenção ao público infantil, dada a grande importância das artes para a formação do universo da criança, fazendo despertar nela todo seu potencial criativo, lúdico e sensitivo.

Os espetáculos acontecem todos os sábados, domingos e feriados, com três apresentações de 1 (uma) hora cada, a partir das 15:00 Hs no Teatro Gil Santana, Rua Almerinda Dutra, 67, no Rio Vermelho. Confira a programação completa aqui.